Como você costuma tomar as decisões na sua empresa? Está sentindo falta de uma maior base na hora de criar uma estratégia? Quer saber qual é a situação do seu consumidor no meio do “novo normal”? 

Estamos em um momento delicado para o mundo e a economia, mas compartilhamos alguns desafios vindos do “antigo normal”. Um desses desafios é criar uma boa pesquisa de mercado, tão essencial para tomar decisões com mais segurança na economia instável, criar estratégias e se situar em comparação aos seus concorrentes. Desde construir um novo projeto até melhorar o que você já tem, tudo depende de uma boa pesquisa de mercado.

O que é uma pesquisa de mercado e quais são os benefícios?

A pesquisa de mercado é uma análise que coleta informações e dados sobre o seu nicho na economia – ou seja, o seu setor no mercado. Uma base essencial para tomar as decisões importantes no seu empreendimento. A pesquisa de mercado é, na realidade, uma grande ferramenta para gestores e profissionais nas mais diversas áreas. 

Com a pesquisa, você poderá ter uma visão mais clara e assertiva sobre o seu público-alvo. Quando não fazemos essa análise, as nossas decisões e estratégias são praticamente baseadas na sorte, pois nada mais definidor do sucesso ou falha do seu empreendimento do que o seu mercado e o seu consumidor. Por isso, relembramos a importância de uma estratégia customer centricity, inteiramente baseada nas necessidades do seu cliente. 

Lembre-se: diariamente milhões de negócios surgem e são fechados. Ser bem-sucedido depende de estudar, pesquisar e planejar. 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Sugerimos que você confira o nosso artigo sobre como fazer uma pesquisa de mercado, onde falamos o passo a passo de todo o processo detalhadamente. Mas vamos relembrar as etapas:

Defina o objetivo da pesquisa

Primeiro defina quais objetivos você quer cumprir com essa pesquisa, assim você também saberá melhor o que precisa analisar sobre os seus concorrentes. 

Defina o seu público-alvo

Nessa fase, você conhecerá características quantitativas (potencial de crescimento da demanda do mercado) e qualitativas (características pessoais, gostos e habilidades) dos seus clientes. Essa fase será uma orientação essencial para todas as suas estratégias. Se ainda não conseguiu definir qual é o seu mercado, recomendamos que leia o nosso artigo. 

Defina a amostra da pesquisa

Com quantas pessoas será feita a pesquisa? Quanto maior a sua amostra, mais certeza você terá sobre os resultados obtidos. 

Formule e aplique o método de coleta de dados

Se o método for entrevista, questionário ou inquérito, é interessante começar pelas perguntas mais genéricas e ir aprofundar o assunto. 

Analise os resultados

No final, os resultados obtidos te guiarão nos planejamentos e estratégias futuras. 

Como uma pesquisa de mercado pode influenciar na sua estratégia?

A pesquisa de mercado fornece dados reais, concretos e valiosos para a tomada de decisões na sua empresa.Sempre falamos aqui sobre os benefícios das decisões baseadas em dados, e a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para a cultura data-driven.

A pesquisa de mercado caminha com a cultura data-driven

Basear as suas estratégias em dados reais traz solidez para o seu planejamento. Desde garantir a satisfação do cliente até tornar a sua empresa mais eficiente e rentável, os dados te ajudarão em cada passo. Quando você está sempre conferindo a situação do seu estoque em métricas, por exemplo, a gestão fica mais assertiva e é possível evitar gastos indevidos e estragos por produtos que perderam a validade ou não precisam mais ser comprados.

Lembre-se que estabelecer uma cultura data-driven e manter contínuas pesquisas de mercado na sua empresa é necessário, mas não suficiente para que a sua estratégia seja sempre assertiva. É preciso trabalhar com equipes qualificadas e que saibam interpretar seus dados. 

Para ajudar a estabelecer uma boa pesquisa de mercado para a sua empresa, você pode contar com a nossa consultoria especializada. A A.C.E. reúne equipes qualificadas que trabalham em várias áreas essenciais para melhorar a performance do seu negócio: consultoria em Viabilidade Econômica, Plano de Negócios, Imagem e Satisfação, entre diversos outros serviços. Alavanque os seus resultados com a A.C.E.!

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