É essencial ter alinhamento entre os funcionários que você contrata e a possibilidade de mobilidade dentro da sua empresa. Caso o plano de carreira não esteja de acordo com o que o funcionário pretende, o cenário pode ser de baixa produtividade e baixo engajamento, alta rotatividade e outros problemas.

O plano de carreira é um verdadeiro aliado do departamento de Recursos Humanos, trazendo vários benefícios para a empresa e os seus colaboradores, por isso queremos te ajudar a implementá-lo no seu negócio.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é o programa que determina quais caminhos os seus colaboradores têm dentro da empresa. Ou seja, o avanço que os funcionários podem ter, subindo de cargo e evoluindo profissionalmente. 

Com essa ferramenta, os colaboradores sabem que serão recompensados por tempo de trabalho e resultados entregues, o que estimula e engaja a equipe para atingir os objetivos que a empresa pretende

É possível perceber que esse cenário traz benefícios para o seu negócio, dado que um bom plano de carreira estimula o bom funcionamento de todo o ambiente de trabalho. 

Existem tipos diferentes de planos de carreira, sendo alguns mais conhecidos:

O bottom-up, modelo mais tradicional em que funcionários da base vão para o topo da empresa, com bastante perspectiva de progresso. 

O “Y”, em formato de funil, ideal para áreas que pedem especialização contínua, tem possibilidades tanto em cargos mais altos de gestão quanto cargos mais altos especializados.

O plano de carreira em “W” é mais multifuncional, no intuito de agregar nos colaboradores tanto talentos especializados quanto habilidades de gestão.

Por que implementar um plano de carreira na sua empresa?

Um bom plano de carreira é uma das formas que a empresa tem de demonstrar que valoriza o funcionário. A ferramenta organiza o ambiente empresarial a longo prazo, dado que realoca bem os colaboradores, incentivando os diferentes potenciais e talentos.

São benefícios do bom plano de carreira: 

A motivação que gera obtenção de resultados

Com a motivação de saber que podem ascender na empresa e alcançar objetivos maiores, os funcionários trabalharão diariamente para que a empresa cresça e para que eles possam crescer em conjunto. 

Menos prejuízos com a rotatividade de profissionais

Com o mercado tão dinâmico, não está tão difícil que profissionais possam tentar outros cenários ou desafios. A alta rotatividade dificulta o trabalho dentro da empresa, que gasta com adaptação e treinamento de novos funcionários. Com um bom plano de carreira, você demonstra que valoriza os seus colaboradores, o que ajuda na retenção.

Melhor retenção de talentos

Profissionais talentosos precisam ser valorizados e querem ter possibilidade de crescimento. Dessa forma, permanecem mais tempo na sua empresa e vestem a camisa das metas. Colaboradores com grandes potenciais são os que você quer ter no seu negócio.

A sua empresa proporciona uma boa experiência para os funcionários? Conheça o conceito de Employee Experience com o nosso artigo.

Economia a longo prazo

Menor rotatividade, mais engajamento da equipe e profissionais talentosos trabalhando são variáveis que geram mais dinheiro, com certeza. Um bom plano de carreira resulta em menores gastos com contratações, demissões, trabalhos de RH e muito mais. 

Líderes que conhecem os objetivos da empresa

Profissionais que trabalham há mais tempo na empresa também conhecem muito mais o ambiente no qual trabalham, têm mais experiência e estão mais estabilizados. Dessa forma, crescem no plano de carreira, gerando líderes alinhados com a sua empresa.

Quatro etapas para criar um plano de carreira 

Você muito provavelmente tem diversas dúvidas sobre como montar o plano de carreira, os cargos e salários do seu negócio, não é mesmo? Não se preocupe, pois agora vamos te apresentar as quatro etapas que podem te auxiliar nesse processo. 

Tenha metas e objetivos bem definidos

É preciso começar entendendo qual é o objetivo final da sua organização ao implementar o plano de carreira: diminuir a rotatividade, valorizar o potencial dos colaboradores, ter mais lucro, criar filiais, construir um ambiente mais saudável para os funcionários… O seu plano será elaborado de acordo com as metas. 

Defina qual será o desenvolvimento de carreira

Decida qual será o tipo de progressão (Y, W, vertical, horizontal), quais cargos participarão do plano e quais critérios os profissionais precisarão seguir para ascender na empresa. O plano de carreira também deve ter um tempo definido para o processo. Claro, no futuro esse plano pode precisar de adaptações, e é normal estar aberto a isso. 

Determine como serão as avaliações de habilidade e competências

Para a avaliação dos colaboradores, é essencial que os gestores e funcionários estejam se comunicando bem, assim como o departamento de RH. Você terá que definir quais serão as métricas para avaliar os funcionários, de acordo com as necessidades profissionais que cada cargo exige. Essas exigências precisam pensar na estrutura, a política salarial e outras características da sua empresa.

Você sabe avaliar a equipe? Leia mais no nosso artigo

Os colaboradores precisam entender o futuro da empresa

Como o seu colaborador vislumbra o futuro? Ele está apto ao que você imagina para o plano de carreira? Deve fazer parte desse planejamento os treinamentos, capacitações, boa comunicação e abertura com os funcionários sobre as novidades que você quer implementar na empresa. O processo deve ser transparente, e deve haver abertura para que os colaboradores dêem feedbacks constantes. 

Para saber mais sobre como melhorar a comunicação interna da sua empresa, confira o nosso artigo.

Ter um bom plano de carreira é cuidar da saúde dos seus funcionários e da sua empresa. O plano de carreira promove alinhamento entre as expectativas, agrupando os planejamentos de vida dos seus funcionários com as metas da sua empresa. Além disso, aumenta a segurança, engajamento e colaboração dos profissionais, que estarão muito mais aptos para atingir os objetivos do seu negócio. 

A A.C.E Consultoria tem a equipe certa para executar junto à sua empresa a implementação adequada de um plano de carreira. É essencial ter profissionais capacitados para te ajudar nessa jornada que muda totalmente o cenário, gerando economia, diminuindo a instabilidade e otimizando os resultados da sua empresa. Fale conosco.

Fale com um consultor

Leia também