Fazer um plano de Marketing é uma parte essencial da comunicação da sua empresa. Além da construção cuidadosa do relacionamento com o seu cliente, o Marketing define a comunicação, identidade visual, as estratégias e até identifica oportunidades de atuação no mercado. 

Mesmo quando parece que o seu setor está em crise, o Marketing é uma grande ferramenta: para construir o plano ideal, é preciso avaliar cenários e pesquisar muito, otimizando resultados. Se você tem dúvidas sobre como construir um plano de Marketing em momentos incertos da sua empresa ou do mercado, confira as nossas dicas! 

O que é um plano de Marketing?

O plano de Marketing é a estratégia de comunicação que a sua empresa vai aderir de forma detalhada e documentada. Nele, você vai relacionar as ações que a empresa vai tomar para alcançar as metas. É muito difícil manter um plano rígido no meio de um mercado tão incerto. Seja em momento de pandemia ou por outros motivos, a economia muda constantemente, novas tendências vão surgindo e o comportamento do consumidor se altera, pois estamos em um mundo conectado onde as informações correm muito rápido. É importante a construção de um plano que seja embasado e adaptável. 

Como construir estratégias adaptáveis?

Nós já conversamos sobre Como Fazer um Plano de Marketing, com bons detalhes que você com certeza vai precisar no mundo do Marketing 4.0, ou seja, no mundo do mercado digital e que sempre se adapta para oferecer o melhor baseado na experiência do cliente. Agora queremos falar com mais detalhes sobre um planejamento adaptável e estratégico. Não se preocupe, não significa que você terá que gastar recursos mudando a estratégia diariamente, mas que você vai construir um plano preparado para vários possíveis cenários. Na realidade, você vai impedir a sua empresa de gastar materiais em ideias ruins ou que ainda não foram validadas pelo gosto do seu consumidor e pela situação do setor.

A palavra-chave é pesquisa

Cada etapa do seu planejamento de Marketing exige pesquisa! A preparação é tudo no mundo das informações. Afinal, se temos tantos dados, porque não usá-los? 

O Marketing não é apenas a sua propaganda. Fazer Marketing é entender, observar, analisar… Você vai se tornar um expert e a sua tomada de decisões não será a toa. Se você achava que o Marketing poderia ser deixado em tempos de crise, deve ter percebido que é ao contrário, não é? Uma ferramenta tão estratégica e assertiva é ainda mais necessária quando o mercado não está muito bem. 

Essa essência da pesquisa para construir o seu planejamento é a base para tornar tudo bastante adaptável. 

Conheça o seu consumidor

A primeira pesquisa essencial é conhecer o consumidor. A cultura da sua empresa deve ser totalmente centralizada no cliente, afinal, é bem difícil errar quando o seu consumidor é o foco de tudo. Você compreenderá o que ele sente, pensa, acha, e os seus produtos serão construídos de forma assertiva. Para manter tanta otimização, recomendamos a constante mensuração da satisfação dos consumidores. Cada vez que os resultados aparecerem, você poderá adaptar a sua estratégia. Confira mais no nosso artigo sobre o tema.

Conheça o seu mercado 

Conheça a economia, as leis, os fornecedores, parceiros, a concorrência… É importante ter boas pesquisas que embasam as suas atitudes e que te possibilitem uma reação. Durante uma crise, é essencial entender as circunstâncias para agir com rapidez e não ser pego de surpresa.

Sabemos que são muitos tópicos para pesquisar e entender, então temos alguns artigos para te ajudar:

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Como posicionar a sua marca no período pós-crise? 

Aprenda a utilizar a segmentação de mercado

Entenda como testar e validar ideias antes de lançar o produto no mercado

Um Marketing adaptável pede uma boa gestão da inovação

A adaptação no mercado moderno depende totalmente da inovação! Cada mudança do seu consumidor vai exigir ideias diferenciadas por parte da sua marca. Para que a sua equipe sempre construa planejamentos pensando nisso, é necessário que você saiba fazer uma boa gestão da inovação. Confira o nosso artigo e saiba como inserir a cultura da criatividade e tecnologia na sua empresa. 

Entenda o Marketing como uma estratégia de reputação

O Marketing vai te proporcionar a oportunidade de continuar o seu negócio nos cenários mais diversos. Ressignificar a sua empresa para o digital, por exemplo, só pode acontecer por causa da sua identidade: quando os clientes batem os olhos no nome e logo, sabem que é você que está falando com eles, seja no físico ou digital. Isso significa que, durante um período desafiador, você pode manter a sua comunicação com o cliente e manter a existência da sua empresa, mesmo que ela precise de um mês ou dois para conseguir se estabelecer bem. Qualquer estratégia financeira/comercial que você escolher, como simplificar os produtos vendidos ou transferir o seu modelo de negócio para o digital, serão comunicadas ao cliente pelo Marketing, reforçando a confiança e permitindo que você se posicione para recuperar a sua empresa.

Monitore os resultados

Com toda a pesquisa reunida, uma boa gestão da inovação, a constante mensuração da satisfação dos clientes e o entendimento do quanto o Marketing é valioso, você já tem grandes peças para conseguir adaptar bem as suas estratégias. Agora é se manter monitorando esses resultados para seguir adaptando o seu planejamento. Com cada nova resolução sobre os seus consumidores, por exemplo, vai ser a hora de reunir a equipe e soltar novas ideias.

A adaptação é muito importante para qualquer empresa. O “novo normal” trouxe muitas novidades mas, mesmo quando a crise passar, o mundo digital já é instável o suficiente para exigir boas estratégias de qualquer gestor. Esperamos que as nossas dicas te ajudem a se sentir seguro e bem posicionado no mercado. Conte conosco para uma consultoria em Planejamento de Marketing e fortaleça a sua empresa como nunca.

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