A pandemia evidenciou o maravilhoso canal de comunicação que é o Marketing de Saúde. No cenário atual, virou uma necessidade para instituições da área. Mas ainda resta a dúvida para muitos: como gerir o Marketing e colher bons frutos?

Hoje vamos falar sobre como fazer uma boa gestão de marketing na área da saúde. Boa leitura! 

A importância da gestão de Marketing na Saúde 

O Marketing de Saúde precisa ser gerenciado com cuidado, pois não se trata apenas da venda de produtos, mas da atuação direta na saúde, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. 

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como equilibrar a inteligência de mercado, aproveitar as oportunidades e ser responsável na hora de implementar o Marketing de Saúde. 

É inegável, principalmente com a chegada da pandemia, a importância da comunicação e posicionamento nas redes sociais. A gestão do Marketing de Saúde serve para manter a essencialidade do discurso humanizado, gerar confiança nos seus pacientes e clientes, e se diferenciar dos concorrentes, enquanto fortalece a marca como autoridade no segmento. 

Os benefícios da boa gestão do Marketing de Saúde

Você já deve ter percebido alguns dos benefícios de fazer uma gestão no Marketing de Saúde, principalmente na hora de te ajudar a equilibrar todas as bases importantes da comunicação empresarial.

Pela delicadeza do tema, não basta apenas produzir campanhas: é preciso gerir bem, pensar estrategicamente e se diferenciar, impactando os pacientes com conteúdos necessários da área. 

O Marketing de Saúde bem gerenciado promove a conscientização do público-alvo sobre cuidados com a saúde, o que é bom tanto para os cidadãos quanto para as empresas da área.

Além disso, com a reputação bem estabelecida, o seu estabelecimento será reconhecido como autoridade na sua área da saúde, gerando confiança no público e aumentando a quantidade de clientes, através do acesso ao conteúdo rico.

A boa gestão do Marketing de Saúde também cuida para que os conteúdos sejam trazidos com a devida ética pedida pelas diretrizes do Manual de Publicidade Médica e do Código de Ética da Odontologia.

Confira os quatro passos para colocar a gestão em prática

Como implementar uma boa gestão de Marketing de Saúde? É necessário começar pelo planejamento estratégico:

Defina os seus objetivos

A comunicação de uma instituição da área da saúde pode ter diversos objetivos, como a conquista e/ou fidelização de pacientes, a educação dos pacientes sobre tratamentos, doenças, exames, a divulgação de produtos e/ou serviços e muito mais.

Para construir a estratégia, você precisa definir as metas e direcionar os esforços para atingi-las. 

Entenda o seu público-alvo

Não há como construir um bom planejamento sem fazer estudos sobre o seu público, o segmento e o mercado. Você pode ter sérios prejuízos ao comunicar para pessoas que não precisam do seu produto, sendo essencial focar no público certo.

Quais pacientes estão interessados nos serviços? Onde moram? Quantos anos têm? Quais são seus objetivos e preocupações? Qual sua renda? Quais canais de comunicação preferem?

Desenvolva a sua “persona paciente” de acordo com as pesquisas feitas e molde a comunicação de acordo com as características, vontades e necessidades dessa persona.

Defina quais táticas se enquadram no planejamento

De acordo com o seu perfil da sua marca e do público, você vai definir quais táticas devem ser usadas. Por exemplo: se os clientes preferem contatos por e-mail, o E-mail Marketing é essencial, ou se eles têm muitas dúvidas, não deixe de apostar nos conteúdos ricos e na presença digital. 

Em caso de dúvidas sobre quais outras táticas podem ser usadas, nós disponibilizamos mais dicas no nosso artigo sobre Marketing de Saúde e Como criar um Plano de Marketing.

Contrate profissionais especializados

É possível, sim, buscar lucros mantendo um trabalho humano, qualificado e cuidadoso. O Marketing significa conexão com o público, integração com as novas tecnologias e crescimento da sua autoridade como referência na saúde. 

Se não investir em Marketing Digital, a sua empresa pode ficar para trás, mas é importante não ter pressa para não acabar no prejuízo. Contrate profissionais especializados para te ajudar a lidar com essa fase, aproveitando o retorno que só essa ferramenta pode proporcionar e contando também com boas Metodologias Ágeis de gerenciamento. 

Você não precisa ter dúvidas e muito menos ter prejuízos, pois nós podemos ajudar a sua empresa na implementação do planejamento estratégico e financeiro ideal para o Marketing de Saúde bem-sucedido! A A.C.E. Consultoria quer transformar os resultados do seu negócio. Fale conosco!

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