Você conhece a ferramenta da Análise da Concorrência?

O mercado é muito competitivo e é comum que as empresas não saibam como lidar com certas novidades ou mudanças no comportamento do consumidor. Faz parte, principalmente diante de incertezas econômicas, usufruir de mecanismos como uma boa análise da concorrência.

Para te ajudar a usar bem essa ferramenta, hoje nós vamos falar sobre o que é, como fazer a análise e quais são os benefícios!

O que é a análise da concorrência?

Não importa em que estágio está o seu negócio, se já é uma marca consolidada ou acaba de entrar no mercado, uma análise da concorrência será sempre essencial. É uma prática comum e bastante conhecida.

Em suma, é a análise dos seus competidores no mercado, o estudo sobre as empresas que oferecem ao público produtos do mesmo setor que você. Essa pesquisa pode ter várias vias: como fazem a gestão, qual é a reputação no mercado, como lidam com a tecnologia, como lidam com o Marketing e etc.

Essa análise está bastante ligada a jornada do seu cliente, por exemplo, já que sua empresa busca melhorar os processos em prol de ser a melhor do mercado, oferecendo o melhor atendimento, a maior qualidade, o pós-venda mais completo e tudo o que pode ser otimizado, a partir das informações encontradas nos concorrentes.

Por que fazer uma boa análise da concorrência?

A resposta é simples: entendendo como os outros concorrentes lidam com certas situações, é possível melhorar o seu próprio negócio. Afinal, o objetivo é sermos os melhores do mercado, certo?

Com a ajuda desta ferramenta, é possível: 

  • Criar estratégias e implementar mudanças atualizadas;
  • Aumentar as vendas a partir das melhorias implementadas;
  • Impulsionar o lucro;
  • Incentivar a inovação;
  • Estar ciente das novidades do mercado;
  • Otimizar o posicionamento da sua marca.

A grande vantagem é que reunimos dados preciosos para as nossas tomadas de decisões, entendemos como lidar com o mercado e até o que não fazer para não correr riscos que outras empresas já correram. 

É claro que não devemos apenas criar estratégias baseadas no que os nossos concorrentes estão fazendo. A ideia é obter informações e traçar o nosso planejamento estratégico, de acordo com dados internos e externos que estão vindo de outros estudos e das particularidades da empresa. 

Como fazer uma análise da concorrência?

Agora, vamos para um passo a passo para que você ponha em prática a sua análise da concorrência:

1.  Escolha quais concorrentes serão avaliados 

Para começar, determine quais concorrentes serão avaliados, pois, se mantermos um espaço amostral muito grande, o estudo pode ficar vago e impreciso.

Lembre-se que há concorrentes diretos, que oferecem o mesmo produto que o seu, e os indiretos, que oferecem produtos que satisfazem a mesma necessidade que a sua. 

Para te ajudar nessa etapa, confira os nossos artigos: Como definir o seu Mercado? e Defina a sua estratégia para uma Pesquisa de Mercado.

2. Defina objetivos claros para a sua análise

Escolha os objetivos para que a análise seja bem específica, já que, como falamos anteriormente, é possível estudar muitos aspectos a partir da pesquisa sobre os seus competidores.

Você pode optar por analisar o Marketing, o processo de produção, a identidade visual ou outras características dos concorrentes. Aproveite para delimitar um prazo. 

3. Determine critérios 

Para cada objetivo, há muitos critérios. Se você escolher analisar o processo de produção, por exemplo, há a velocidade de produção, as tecnologias usadas, ou até as características do próprio produto. Identifique a métrica que deve ser analisada para aumentar a assertividade do estudo.

4. Defina o melhor método para a análise

O método de recolha dos dados dependerá do objetivo. Por exemplo, se você quiser analisar as redes sociais, utilizará o Instagram, Facebook, Twitter e etc. Se quiser analisar o Marketing, pode usar a Biblioteca de Anúncios.

Se tiver outros objetivos, você pode também consultar ex-clientes, ir em busca de preços, verificar dados na internet, usar quadros como o Business Model Canvas e várias ferramentas.

5. Estude os dados coletados

O ideal é que o estudo ocorra durante um certo período, já que datas comemorativas podem afetar as informações. Também recomendamos que você reúna uma boa equipe para concretizar esse estudo, de preferência especialistas no objetivo determinado.

6. Compartilhe os dados encontrados

Interpretar os dados é tão importante quanto a própria pesquisa, já que não adianta encontrar informações valiosas se elas não forem utilizadas da forma correta. Chame a sua equipe de confiança e trabalhe para construir estratégias em torno do estudo feito.

Uma ótima ferramenta para analisar a sua empresa em comparação ao mercado é a Análise Swot, onde você colocará as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Se quiser saber mais detalhes para implementar, confira o nosso artigo sobre o tema.

Essa pesquisa está ligada a outras estratégias necessárias para sua empresa, pois não há como construir um bom planejamento estando alheio a tudo o que ocorre no mercado. Sem estudar os nossos concorrentes, podemos ficar para trás. 

A A.C.E. Consultoria tem profissionais capacitados para realizar as análises que te farão ter resultados impactantes no mercado. Conte com os nossos especialistas para otimizar os seus lucros! Fale conosco. 

Fale com um consultor

Leia também