A Pesquisa de Mercado é uma excelente ferramenta para te ajudar na grande responsabilidade de todo gestor: decidir as estratégias para o futuro da sua empresa. A Pesquisa de Mercado te dará as informações necessárias para entender a concorrência e o público, identificar se há viabilidade econômica para melhorias, quais são as oportunidades e possibilidades, etc. Pontos-chave para traçar uma estratégia assertiva.

Além de ser um ótimo suporte na hora da tomada de decisões diária, a pesquisa de mercado pode ser base para novos projetos, identificação de erros, definir metodologias para resolução de problemas, entre outros. Ou seja, uma grande ajuda para as dores de cabeça no dia a dia de todo empreendedor, também é uma necessidade para a saúde de todas as empresas.

O que é uma Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é um estudo que coleta e interpreta informações sobre a economia geral e específica do setor da sua empresa: dados sobre o seu negócio, o seu consumidor e as ameaças e oportunidades do cenário de mercado. 

É importante que você tenha um problema ou objetivo específico para definir qual a melhor  metodologia para realizar a sua Pesquisa de Mercado. As pesquisas podem ser quantitativas, qualitativas, a partir de questionários, entrevistas com profissionais, avaliação de concorrentes e muitas outras possibilidades.

Se está interessado no passo a passo detalhado para fazer a sua Pesquisa de Mercado, confira o nosso e-book gratuito. <<Banner de download do e-book de Pesquisa de mercado>>

Quais são os benefícios da Pesquisa de Mercado?

Já enumeramos anteriormente vários benefícios, mas queremos elencar aqui os principais:

Entenda o seu mercado

É até prolixo falar, mas a Pesquisa de Mercado de fato te ajuda a dimensionar o seu setor. É possível entender as novas tendências, segmentar melhor as suas estratégias e avaliar o desempenho dos seus produtos ou serviços, estudando qual está agradando mais os seus clientes e qual pode ser descontinuado. 

A Pesquisa de Mercado é uma grande aliada da competitividade da sua empresa, pois você consegue avaliar quais são as tecnologias e melhorias ideais para implantar no seu negócio e não ficar para trás. Se quer saber como definir qual é o seu mercado, confira o nosso artigo

Entenda o seu público e os seus concorrentes

Estamos sempre falando da importância de uma cultura Customer Centricity, ou seja, voltada inteiramente para as necessidades do seu consumidor. A Pesquisa de Mercado te ajudará a definir qual é o seu público-alvo e quais são as vontades dele. 

A Pesquisa de Mercado também é uma grande aliada na hora de conseguir entender como anda a imagem da sua empresa e dos seus concorrentes, ajudando na competitividade da sua empresa. 

Se quiser saber mais sobre como fazer uma Pesquisa de Imagem e Satisfação para estudar os seus consumidores e a reputação da sua empresa, confira o nosso artigo. 

As suas decisões serão baseadas em dados 

Os números são importantes para a tomar decisões sem riscos, principalmente quando não sabemos exatamente para onde a economia está indo. Sem conhecer o seu mercado, o seu público e a concorrência, fica difícil acertar nas escolhas. 

A data-driven, cultura de orientar os processos por dados, é uma grande aliada da Pesquisa de Mercado. Desde a coleta de informações até o monitoramento dos resultados, todos os seus processos serão otimizados a partir de estratégias embasadas.

Identifique oportunidades e ameaças

Quando você conhece o seu mercado, criar estratégias baseadas em oportunidades ou defesa contra ameaças será muito mais fácil e até natural. A Pesquisa de Mercado te oferece a possibilidade de detectar novas demandas do seu público, áreas de atuação ou quedas de mercado – informações que determinam os resultados do seu negócio. Quer uma Pesquisa de Mercado aprofundada e assertiva? Conte com a nossa equipe! Essa ferramenta é a base do bom desempenho do seu negócio, principalmente no mundo instável e surpreendente da modernidade. A A.C.E. Consultoria guiará a sua empresa rumo aos excelentes resultados. Fale com um especialista!

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