O bom posicionamento de marca é determinante para a solidez de uma empresa. Bons resultados só são alcançados quando somos bem vistos pelo público. 

Por causa da importância desse tema, que é capaz de erguer e falir negócios, hoje vamos falar sobre o conceito do Reposicionamento de Marcas.

Boa leitura!

O que é reposicionar uma marca?

Para ter boa avaliação do consumidor, é preciso definir uma estratégia de posicionamento de marca, ou seja, montar de forma planejada e organizada a forma como a sua empresa vai se mostrar para o mundo e se apresentar ao consumidor. Esse é o posicionamento da marca.

No caso do reposicionamento, o negócio está precisando repensar a imagem por vários motivos: resultados ruins, uma reputação indesejada, crise de imagem, modernização, etc. Afinal, momentos ruins requerem grandes melhorias. 

Você sabe a importância de um bom posicionamento no pós-crise? Entenda mais sobre no nosso artigo.

Várias grandes empresas, como Havaianas, Adidas e Puma,  já implementaram a estratégia do Reposicionamento de Marca para ser vista com outros olhos pelos consumidores.

Para melhorar a percepção do público, é necessário mais do que uma mudança de cores ou de direção, já que essa estratégia precisa ser bem construída. O reposicionamento engloba nova comunicação, identidade visual, até mesmo melhorias de produtos.

É claro, isso não significa mudar a essência da marca, mas, ao criar uma nova identidade para a sua empresa, você vai desenvolver um jeito de se comunicar mais alinhado aos seus novos objetivos.

Quando é preciso fazer o reposicionamento?

O Reposicionamento de Marca é um requisito para a sua resposta à uma percepção negativa do público. Mas, afinal, com qualquer resultado negativo devemos nos reposicionar? Qual é a hora certa para o reposicionamento? 

Tão importante quanto fazer o reposicionamento de marca é saber a hora certa de executá-lo. 

Entenda alguns dos casos de indicadores internos para a necessidade de reposicionamento resultante de mudanças na sua empresa:

  • Alteração de segmentação de mercado 
  • Entrada em novos mercados
  • Fusão ou aquisição
  • Modificação da proposta de valor
  • Mudança de estratégia

Entenda alguns dos indicadores externos:

  • Mudanças no mercado
  • Novas empresas no segmento
  • Mudanças na economia
  • Mudanças no comportamento do consumidor 
  • Novas estratégias dos concorrentes
  • Má resposta do público

Essas motivações geralmente externas são fatores sobre os quais a empresa não tem controle, também chamados fatores macro-ambientais no Marketing. São a percepção de novos hábitos de consumo, resultados ruins de vendas ou um feedback negativo por parte do público.

Quando o nosso mercado se enche de ideias, Startups inovadoras, abordagens diferentes que encantam o nosso público, precisamos nos atualizar, principalmente se houver mudança de comportamento do consumidor. 

Quer saber mais sobre mudanças no mercado pós-pandemia? Leia aqui.

Nesse cenário, é hora de repensar a imagem e até mesmo os produtos e serviços do nosso negócio. Se uma empresa não souber acompanhar as novidades, pode ser ultrapassada pelos concorrentes. 

Para dar bons resultados, o novo posicionamento da marca deve vir de uma análise de mercado, feedbacks do consumidor, comunicação com a equipe, treinamento e capacitação dos nossos colaboradores. O reposicionamento deve ser bem feito, por isso não hesite em contar com uma consultoria especializada! 

A A.C.E Consultoria está aqui para te ajudar a reposicionar, comunicar bem com o público, adaptar a sua linguagem e ter sucesso a partir de estratégias qualificadas. Para otimizar a sua imagem é só falar com a gente! Queremos impactar os seus resultados aproximando ainda mais a sua empresa do público. Fale conosco! 

Fale com um consultor

Leia também