Conseguir melhorar e modificar a cultura de uma empresa é muito importante. Todas as estratégias de negócio vão depender de uma cultura empresarial rica e bem adaptada às necessidades do empreendimento. É como a personalidade do negócio: as forças, fraquezas, objetivos e formas de comportamento vão depender da cultura nutrida internamente. Todas essas características são determinantes para o futuro da sua empresa.

Como transformar a cultura da sua empresa?

A cultura da sua empresa vai estar manifestada nas práticas e hábitos do dia a dia, mas também na parte teórica, desde planejamentos até princípios, visões e valores que são norteadores da personalidade do empreendimento. Mudar a cultura pode parecer difícil porque na realidade significa a mudança do processo interno de metas, atuações e principalmente da gestão empresarial, mas vamos te ajudar nesse trajeto.

Conheça o conceito de Design Cultural

A cultura organizacional é o ambiente compartilhado e formado pelos colaboradores da sua empresa, como também pelo funcionamento da própria empresa em si mesma. Ou seja, é o conjunto de acordos tácitos, processos, costumes, fluxos, contratos não explicitados (ou explicitados) e outras características que definem o seu empreendimento. 

O conceito de Design Cultural vem de um estudo aprofundado dos padrões comportamentais de uma organização. Dessa forma, encontramos os pontos mais importantes a serem mudados, onde podemos começar a mudança e quais ferramentas utilizar para isso. Agora vamos partir para o passo a passo:

Escolha a sua equipe

Se quer modificar a cultura da sua empresa, escolha uma equipe para isso. De preferência, o time para essa adaptação deve ser pequeno e multidisciplinar. Os colaboradores devem representar a organização, e isso significa diversidade de gênero, etnia, hierarquia, departamento, etc. A equipe em si não deve ter hierarquia, mas funcionar na base da auto-organização. 

Avalie a sua cultura atual

Antes de começar o processo de mudança, é vital entender o que já existe. Estude a sua empresa e o mercado no qual ela está inserida. Para essa pesquisa, te indicamos alguns artigos que com certeza ajudarão:

Esperamos que todas essas dicas possam te dar uma visão geral da cultura organizacional da sua empresa! Lembre-se de contar com a opinião dos próprios colaboradores para construir essa pesquisa, eles são quem participa em primeira mão do fluxo empresarial.

Defina o que precisa mudar

Ao fazer a análise empresarial, é importante focar nos velhos pensamentos: “nós sempre fizemos assim”, “até agora funcionou” e outras frases que trazem a ideia de conformismo. É importante avaliar todos os erros da sua empresa com imparcialidade suficiente para que o resultado seja sempre o melhor.

Defina os objetivos desejados, mas seja realista

Difícil conseguir esse equilíbrio, não é? Ao mesmo tempo em que você não deve esperar mudanças drásticas e resultados irreais, é importante delimitar o comportamento que é de fato desejado para a sua empresa. Você contará com a análise e os dados obtidos para construir as soluções ideais.

A comunicação precisa estar clara

Os gestores, a equipe responsável e todos os departamentos precisam estar em constante comunicação. Palestras, reuniões, comunicados, estudos conjuntos, capacitações, treinamentos, etc. Utilize todas as ferramentas possíveis para conseguir deixar os colaboradores inteirados das mudanças. Se for necessário e possível, contrate outros/mais colaboradores.

Avaliou o seu Marketing de Incentivo? 

Campanhas de incentivo são essenciais para fazer com que os profissionais saiam da letargia do mesmismo. Atente também para o Employee Experience, pois trabalhar na cultura organizacional significa ter os profissionais da sua empresa como chaves da mudança.

Monitore os resultados

Monitore os resultados e siga mudando. Cada detalhe, fluxo individual, até mesmo uma mudança no horário da reunião semanal pode fazer muita diferença para os indicadores da sua empresa.

A A.C.E. Consultoria ajuda empresas a se reinventarem, trabalhando com expertise, inovação e método para obter o sucesso. Temos equipes especializadas para as diversas necessidades do seu negócio. Conte com o nosso serviço de Design Cultural e melhore a cultura organizacional da sua empresa!

Fale com um consultor

Leia também