Toda empresa precisa de um bom planejamento estratégico, pois ele é o que direciona as corporações para vencer no mercado. Mas pode parecer difícil para os empreendedores entenderem qual seria a estratégia ideal diante das variáveis da economia, mudanças no comportamento do consumidor e tantas novidades.

Para ajudar os gestores na melhor jornada estratégica, hoje vamos falar sobre três tipos de táticas empresariais para negócios. É só seguir com a leitura para conferir!

O que são estratégias empresariais e qual é a sua importância?

“Estratégia” pode parecer uma nomenclatura muito genérica para definir um conceito que é bastante comum na administração de empresas. Na prática, as estratégias ajudam os negócios a definir objetivos, abarcam formas de alcançar essas metas, ultrapassar ameaças, agir diante do público, comunicar a sua identidade e mais.

Ou seja, em suma, as estratégias empresariais são grandes orientadoras dos negócios, indicando como usar os recursos disponíveis para chegar ao objetivo final. Sem uma boa tática, os gestores e a equipe ficarão perdidos, sem saber como agir diante das mudanças do mercado.

Conheça os 3 tipos de estratégias empresariais 

Diante da pandemia, as empresas aprenderam ainda mais a importância de estratégias que guiassem os negócios independente das boas ou más oportunidades do mercado. Uma boa estratégia visualiza as situações com antecedência, com base em estudos sobre pontos fortes e fracos.

Para escolher entre as estratégias, não existe uma “receita de bolo”, pois é preciso uma boa análise, adequada para o tipo do negócio e os seus objetivos. Sem uma análise que guia a estratégia, não é possível sobreviver no mercado.

A estratégia é bastante responsável pelo bom aproveitamento tanto do potencial dos colaboradores quanto pelo uso dos recursos materiais e financeiros. É preciso ter uma ampla possibilidade de resposta ao que pode ocorrer no mercado.

Para isso, conheça as 3 principais estratégias empresariais:

1- Estratégia de crescimento

As estratégias de crescimento, como o próprio nome já diz, são de expansão do negócio. É fato que uma estratégia é essencial para que a empresa possa crescer de forma sustentável, mas o objetivo pode ser variado: aumento das vendas, novas franquias, um novo produto, aumento da participação no mercado ou mais.

Para aplicar essa estratégia, é interessante fazer uma pesquisa com o público, sobre geolocalização e sobre o mercado. Assim, você saberá como crescer e para onde crescer. 

Por exemplo: vale incluir mais upsell na sua empresa? Ou seja, vale fabricar produtos mais desenvolvidos? Ou é melhor crescer via cross-sell, aumentando a gama de produtos do ecossistema da sua marca?

Com essa avaliação econômica, você poderá observar o que os seus clientes desejam, em qual região seria interessante abrir uma franquia, ou se uma fusão será interessante financeiramente para a empresa. Tudo depende de uma boa análise.

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2- Estratégia de manutenção

É o tipo de estratégia que deve estar sempre armazenada e pronta para ser utilizada, pois é ela que vai te preparar para o imprevisível. 

Por exemplo: se as vendas despencarem, como agir? Quais são as potenciais ameaças à sobrevivência da empresa? Quais são os pontos fortes a serem aproveitados num momento de fraqueza? Quais recursos (humanos, financeiros e materiais) temos disponíveis para usar nesses cenários?

A estratégia de manutenção é, na realidade, uma estratégia de sobrevivência. Ela deve ser atualizada e revisitada sempre que as possibilidades mudarem e os gestores precisarem repensar as ações para continuar no mercado, ou seja, é uma estratégia defensiva.

Para fazer uma boa estratégia de manutenção, é preciso conhecer muito bem o seu negócio, por isso recomendamos estudar conceitos como Modelo de Negócio e Modelo de Gestão. Confira o nosso artigo

3- Estratégia de investimento

Desde a inauguração do negócio devem existir estratégias de investimento. Afinal, todas as estratégias internas e externas envolvem a busca por bons investimentos: treinamentos para o time, vendas altas, boa reputação e etc.

São as ações do dia a dia que constroem força de mercado suficiente para que a empresa consiga boas aquisições. Conte com uma comunicação de Marketing online e offline, pois são ótimas fontes de valor para construir confiança e expandir o seu negócio.

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Lembre-se que é necessário que as estratégias sejam atualizadas periodicamente para que continuem eficientes. Elas devem estar aliadas a outras boas ações práticas, como o bom uso dos recursos e o investimento no time, pois apenas esse conjunto garante bons resultados.

Para que você saiba com certeza se utiliza as estratégias ideais para o seu negócio, é hora de contar com uma consultoria especializada! A equipe da A.C.E. é qualificada para guiar você até os objetivos que deseja alcançar. Fale conosco!

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