Toda empresa depende de um bom planejamento financeiro para tomar decisões estratégicas em seu dia a dia. Com isso, o domínio de técnicas como fluxo de caixa, comparativos de rentabilidade, situação aprofundada do setor, entre outras, já são características básicas da gestão financeira. Entretanto, um dado valiosíssimo anda sendo bastante negligenciado, o valor estimado da empresa, conhecido também por Valuation.

Mas o que é Valuation?

Consiste no método de estimar o valor real da empresa baseado em algumas informações, como: aspectos contábeis, gerenciais, operacionais, financeiros e comerciais, além de dados do mercado e do setor. Com uma metodologia especializada, consegue-se estimar o valor da empresa, avaliar seu desempenho ao longo dos anos e apontar sobre as perspectivas da empresa.

Ou seja, principalmente para quem está querendo expandir o negócio, seja por meio de uma alocação forte de investimento, seja por meio de fusão ou entrada de um novo sócio, ter os dados proporcionados por um Valuation faz total diferença para a tomada de decisão.

“Conhecer o valor justo de uma oportunidade e o que o determina são pré-requisitos para uma decisão inteligente” – Damodaran

Economizando de milhares até milhões

 

 

Na prática isso pode salvar milhares ou até milhões de reais para as empresas, porque saber o valor justo por quotas da sociedade, por exemplo, pode ser a salvação de um patrimônio, no caso de uma cisão ou fusão.

Case de sucesso

O setor calçadista, por exemplo, que enfrenta sua maior crise nos últimos tempos, só nos últimos 18 meses apresentou cerca de 10% de desemprego e uma capacidade ociosa média de 35%, segundo Heitor Klein, presidente da associação brasileira das indústrias de calçados (Abicalçados).

Devido a crise, muitas empresas do setor, como a Arezzo&Co divulgaram que, após um estudo de Valuation realizado em 2017, puderam tomar com mais embasamento decisões que geraram mudanças estratégicas. Com isso, gerando mais vantagens competitivas perante o mercado de calçados chinês que, segundo as calçadistas brasileiras, é o grande player do mercado concorrente brasileiro. Além da Arezzo&Co, segundo a Abicalçados uma série de outras empresas do setor, inclusive pequenas e médias, também realizaram o estudo para que obtivessem os melhores resultados, seja na hora de vender, de se fundir ou tomar decisões para planejamentos estratégicos.

E como saber o valor real da sua empresa?

Na A.C.E. Consultoria, é realizado o estudo de Valuation, onde são auxiliadas as empresas em questões envolvendo reorganização orçamentária e, com isso, ajudando empresários a terem uma excelente noção a cerca do seu negócio. São, de fato, incalculáveis os frutos que os insights de um Valuation podem gerar para uma empresa, como pode ser observado no exemplo acima.

Fale com um consultor

Leia também