Domine a Sazonalidade para Impulsionar Seu Negócio

Domine a Sazonalidade para Impulsionar Seu Negócio


Você já se deu conta que dentro do ano existem momentos de altas e baixas nas vendas? A organização do volume de vendas e a concentração de recursos para alcançá-las é um meio de impulsionar o sucesso do seu negócio. Dessa forma, vale o domínio de diversos fatores que podem afetar suas vendas, sendo um deles a sazonalidade.

“Se examinarmos os dados estatísticos de algumas atividades econômicas, tal como se apresentam em forma gráfica nos nossos dias, veremos que o curso dos negócios, assim como o amor verdadeiro, não é manso nem tranqüilo.” – J. A. ESTEY

A sazonalidade é uma ferramenta essencial para a criação de estratégias comerciais, principalmente, quando sua intenção é atender a demanda de maneira assertiva, sem sofrer com prejuízos de super produção, por exemplo. É montar as estratégias do seu negócio com base em dados, podendo ampliar a linha de produtos e/ou serviços, preparar toda a empresa para a alta temporada de vendas e investir no relacionamento com o cliente.

 

Mas, como dominar a sazonalidade do meu negócio?

Para isso, é necessário o estudo de alguns fatores que influenciam na sazonalidade, como:

 

  • Feriados e eventos;
  • Desempenho da equipe comercial;
  • Investimentos de marketing;
  • Novas contratações e/ou treinamentos corporativos. 



Além disso, a fim de mapear a sazonalidade da sua empresa, é necessário estabelecer um período a ser observado, tendo em vista que a mesma não pode ser analisada isoladamente do seu contexto. Existem sazonalidades durante o dia, a semana, o mês e o ano, logo, a escolha do espaço de tempo a ser analisado deve ser alinhado com o seu modelo de negócio. Para deixar mais claro, durante a semana, diversos negócios, principalmente bares e casas de festa, sentem maior movimentação em dias como sexta, sábado e domingo. Dessa forma, esses estabelecimentos podem investir mais durante esses dias, trazendo atrações ou fornecendo promoções, para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas.

 

5 dicas de como utilizar a sazonalidade a favor do alcance de metas:

Faça o planejamento do time comercial conforme os dados observados

Com a base de dados a respeito das vendas sazonais, podemos fazer o planejamento dos esforços gastos com o comercial, seja para capacitações ou novas contratações.

Calendarize as ações de marketing e seus respectivos investimentos

Tendo em vista os pontos altos e baixos do período determinado, é possível definir divulgações, dinâmicas e outros recursos de marketing para a atração de consumidores. Tornando o planejamento mais assertivo e regrado, voltado para o sucesso em resultados.

Inove em produtos/serviços a fim de atender qualquer período do ano

A depender das vendas sazonais, conseguimos identificar os produtos ou serviços mais consumidos em determinada época, logo podendo aumentar sua produção ou otimizar suas funcionalidades sem que haja prejuízos operacionais.

Prepare seu negócio para atender aos picos de venda

Momento onde estudamos a capacidade da empresa de atender a demanda identificada no período escolhido. Essa etapa exige bastante gestão da equipe e da produção para que não falte com as entregas ao cliente.

Invista no relacionamento com cliente, tornando a marca top of mind

É o momento de utilizar a sazonalidade para ter uma comunicação efetiva com seu cliente, agendar follow ups, estruturar eventos ou distribuir brindes, tudo isso de acordo com a estratégia comercial já estabelecida.

A sazonalidade é um fator crucial para o impulsionamento de resultados de uma empresa e pode ser grande aliada quando falamos de eficiência comercial e redução de gastos. Para mais informações sobre como podemos estruturar uma gestão comercial dominando aspectos como a sazonalidade, agende um diagnóstico:

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